top of page

    Seja bem vindo (a) / Welcome

Óleo de Argan e suas curiosidades

 

As mulheres "berberes" pertencentes aos conjuntos de povos do Norte da África já utilizavam este óleo a vários séculos. Este óleo é extraído das amêndoas de uma árvore bastante rara, que se encontra apenas no Marrocos. As florestas de argânia que fazem parte da reserva da Biosfera da Unesco, nos últimos 100 anos tem diminuido drasticamente a metade, devido à produção de carvão, aumento das áreas de pastagem e à agricultura cada vez mais intensiva.

 

Apesar de haver uma esperança de conservação dessas árvores em razão do recente florescimento do mercado de exportação do valorizado óleo de argan, a riqueza trazida pelo óleo criou outra ameaça para as árvores: o aumento da população de cabras. Os camponeses locais têm usado o dinheiro obtido com a venda do óleo de argan para adquirir mais cabras; estas prejudicam o crescimento das árvores pois se alimentam das suas folhas e frutos.

 

Foto: Wikipedia - Árvore Argania e seus frutos

Foto: Wikipedia - Cabras se alimentando das folhas da Argania

Ele já foi comprovado como um dos mais  ricos e poderosos existentes, o processo de extração se dá de modo mecânico, sem qualquer processo químico, portanto, o óleo de argan virgem é orgânico e possui inúmeras propriedades benéficas à saúde, além de benefícios na estética. Para se conseguir um litro de óleo, são necessário 30 kg de frutos, colhido de cerca de sete árvores, em aproximadamente 15 horas de trabalho. Após moê-las, manualmente, em uma pedra, adicionam água à pasta e a mistura é espremida com as mãos para transformar-se no óleo. Tudo feito manualmente pelas mais de 2,5 mil mulheres da Cooperativa Targanine, na Floresta de Argan da Montanha de Atlas, no Marrocos.

 

Foto: Chrumps e altarquimi.blogspot.fr - Mulheres extraindo o fruto para produção do óleo de Argan

Ele já foi comprovado como um dos mais  ricos e poderosos existentes, o processo de extração se dá de modo mecânico, sem qualquer processo químico, portanto, o óleo de argan virgem é orgânico e possui inúmeras propriedades benéficas à saúde, além de benefícios na estética. Há gerações a sobrevivência dos berberes está diretamente ligada ao cultivo das argânias, sendo que essas árvores servem como barreira à desertificação. Entre as árvores, os berberes cultivam trigo, pastoreiam cabras e recolhem os frutos que caem durante o verão dos quais é extraído o óleo de argan. O argan também está sendo cultivado em Israel - na Arava e no Negev.

 

Texto: Wikipedia e outros

 

bottom of page